Agosto é mês de...... folclore!
No dia 22 de agosto comemoramos o dia do Folclore. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.
Nossa equipe está preparando já um monte de atividades divertidíssimas sobre o Folclore para todos os nossos alunos!
Para iniciar, vejam o professor Fernando, do 3o ano C, dando instruções sobre como fazer alguns personagens folclóricos em casa para brincar e se divertir:
Durante esta semana, os 4os anos estão se divertindo com desafios diários, desafios folclóricos! Cada dia são desafiados a brincar com brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais e avós.
E o desafio agora é..... mostre-nos uma receita culinária de sua tradição familiar, aquela receita secreta daquela comida maravilhosa que a família inteira gosta! Afinal o folclore não está só nas lendas, está em nossa fazer e em nossa cultura também!
As simpatias e superstições também compõem nosso rico folclore que nos é transmitido de geração em geração. Quem nunca ouviu uma vovó dizendo isso:
Sempre ficamos na dúvida... será que é verdade ... será que acontece mesmo? Uma família fez um teste, vamos ver?
Além das deliciosas cantigas e parlendas que têm um gostinho de infância!
A equipe dos 2os anos deu um show, mostrando todo o seu talento, durante a Semana Folclórica! As atividades foram orientadas por meio de uma sequência de vídeos que vocês podem conferir a seguir, com as produções das professoras Bianca, do 2o ano B e professora Natali, do 2o ano C. As professoras Angélica, do 2o ano A e Adriana, do 2o ano D também participaram desta festa do folclore contando causos e crendices para nós. Acompanhem:
Os alunos do 2o ano A, da professora Angélica, não perderam essa oportunidade de brincar, vejam algumas das brincadeiras indicadas pelas professoras nos vídeos acima, colocadas em "ação":
Os 1os anos não ficaram de fora da festa do mês do folclore! Não dá pra ficar de fora de tanta brincadeira divertida e fácil de fazer! Lembram-se papais e mamães daqueles brinquedos e brincadeiras antigos que nós, mais velhos ,amávamos, pois então....
As crianças receberam dicas de como confeccionar os brinquedos:
E se quiser transformar seu bilboquê num terrível tubarão devorador de peixinhos, é só seguir a dica da professora Natali, do 2o ano C e de seu filho Isaque, do 1o ano A:
Vejam algumas crianças do 1o ano A, da professora Ana Paula, se divertindo, com os brinquedos já prontos:
![]() |
Alice Cristina e Melissa com seus bilboquès
![]() |
Ana Laura bilboquê |
![]() |
Gustavo Henrique com seu pau de chuva Gustavo Henrique brincando |
![]() |
Gustavo Henrique brincando de telefone sem fio |
Pombinha branca
Eles também leram sobre o Folclore. O livro foi:

Algumas crianças, como a Pietra, fizeram a ficha técnica do livro:
Foram convidados também a fazer dobraduras:
Comentários
Postar um comentário