Textos Instrucionais nos 1° anos
Paulo Freire já dizia que "a leitura do mundo precede a leitura da palavra.", ou seja, antes da criança ser alfabetizada e aprender a decodificar as letras, ela já sabe ler implicitamente, faz inferências, ainda que não leia as palavras grafadas num livro.
Quão grande é a variedade de textos que participam do nosso cotidiano! Vivemos num mundo letrado e a criança é imersa em contextos cotidianos com práticas de leitura diversas.
Um tipo textual usual são os chamados Textos Instrucionais. Muito úteis em nosso dia a dia, já que sempre que precisamos fazer algo, lá estamos nós a sua procura por sua função informativa.
Exemplo desse gênero, são as embalagens e os rótulos que estão muito presentes em nossas vidas. Pois para onde olhamos e em praticamente tudo que consumimos, que foi industrializado, há um rótulo ou uma embalagem.
As atividades a seguir, foram desenvolvidas com os 1° anos com o intuito de propor às famílias um trabalho baseado na manipulação e interpretação dos rótulos e seus textos, a fim de mostrar para a criança a função social da escrita, no seu dia-a-dia, e fazê-la pensar sobre a forma com que decifra as informações ao seu redor. Esperamos despertar, dessa forma, a curiosidade científica, imprescindível para a formação das habilidades e competências, de acordo com a nossa Base Nacional Comum Curricular.
Confira, a seguir, as dicas da professora Nayara, do 1o ano D, e de sua linda filha Ágata, sobre como fazer um delicioso bolo de chocolate, lendo o texto instrucional presente na embalagem da mistura para o bolo.
As inferências a partir dos rótulos também foram exploradas pela professora Nayara, vejam a seguir:
Comentários
Postar um comentário