Leitura no primeiro ano: inferências, início do processo de leitura


Trabalho realizado pela professora Luana, do 1o ano E, sobre a leitura de parlendas que as crianças já conhecem de memória.

         A leitura de texto de memória é uma estratégia enriquecedora no processo de alfabetização. Para a realização desse tipo de atividade, os alunos devem se sentir à vontade para "arriscar". Mesmo que as crianças ainda não dominem o sistema de escrita alfabético, a leitura de textos memorizados faz com que elas tenham as informações necessárias para buscarem referência na escrita. Em outras palavras, elas procurarão coordenar aquilo que dizem em voz alta (texto decorado) com o texto que está escrito. 
          Além disso, o fato de se sentirem capazes de ler para a professora, amigos e família, é algo importantíssimo na construção da identidade, autoestima e confiança, contemplando assim a dimensão socioemocional, imprescindível ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Confiram os vídeos das crianças lendo, nos links a seguir:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento de habilidades e competências no 2o ano B

Contagem no 1o ano A: Apostando com o monstro